domingo, 5 de janeiro de 2014

GÊMEOS / CASA 3 / MERCÚRIO

 



 `  Este símbolo representa as colunas dos templos (onde antigamente era o lugar da  iniciação, para se tornar um iniciado).

Casa 3 representa a casa da iniciação (adolescência);
Mago = Gêmeos = Mercúrio;

Gêmeos rege: pulmão, entrada e saída de ar, clavícula, canais condutores, sistema nervoso, aparelho respiratório, mãos e oxigenação do sangue.

Muitos sextis- aspectos de 30º  entreplanetas.  (+ de 5) no mapa de uma pessoa ela adquire características de Gêmeos.
Vênus em aspecto com Saturno no mapa de uma mulher gera  baixa estima.


Doenças relacionadas a Gêmeos: bronquite, pneumonia, tuberculose pulmonar, fraturas, asma, pneumonias, ...

O signo de Gêmeos se afina com:
- a linguagem;
- a conexão com idéias e pessoas;
- a habilidade intelectual para pensar;
- o movimento;
- vivacidade, versatilidade;
- a visão de tudo ao mesmo tempo porque não pode perder nada;
- borboleta de flor em flor, mas não no interior, porque tem dúvidas a seu respeito;
- Mercúrio em casa ou signo negativo vai dar um fofoqueiro (no sentido negativo);


Mitologia:
No dia do seu casamento, Leda foi se banhar no lago, quando Zeus a viu e se apaixonou.  Dessa união nasceram dois ovos Castor e Pólux.  Castor era filho do Homem e Pólux filho do Deus.  Mercúrio educou os irmãos tornando-os exímios guerreiros.  Numa luta Castor é ferido e morre.  Pólux desesperado pede a Zeus para que lhe tire a imortalidade para que possa ficar com o irmão.  Zeus resolve fazer um negócio: alternaria a imortalidade entre os dois irmãos.  Enquanto um estava no céu um estava na terra e quando trocassem de posição iriam ficar juntos, daí a dualidade do geminiano.  O geminiano alterna-se com freqüência vai do objetivo ao abstrato e isso o angustia.

Mercúrio era o mensageiro dos Deuses. Recolhia e distribuía informações.  Mercúrio no mapa é associado aos trabalhos da mente. Assim que Mercúrio nasceu ficou muito aborrecido por ficar no berço.  Abandonou o berço para procurar algo melhor.
De maneira semelhante, a posição da casa onde Mercúrio está indica a áreas da vida onde somos incansáveis, curiosos e inquiridores.

Sol com Mercúrio (conjunção) não é um bom aspécto, mas Sol e Mercúrio na mesma casa unifica a casa do destino da pessoa.
Sol com Mercúrio conjunto é muito visto em mapas de surdos e mudos.


No mito  Mercúrio é sempre jovem, nunca é velho.  Na casa onde tem Mercúrio a gente está sempre jovem.  Mercúrio na casa mostra onde existe um alto grau de adaptação e versatilidade de um lado e volubilidade e inconstância do outro.
Mercúrio é a qualidade mental, benefício, é persuasivo e atrai facilmente a atenção sobre si mesmo.

Mercúrio em casa ou signo de ar, significa movimento ocorre uma busca do movimento;
Mercúrio em casa ou signo de fogo, simboliza criatividade. Só vai criar se quiser.
Mercúrio em casa ou signo de terra, denuncia uma pessoa metódica, tem que ter recompensa no que faz.
Mercúrio em casa ou signo de água significa doação.



Com Mercúrio retrógrado, qualquer comunicação tende a deteriorar-se e os esforços mentais individuais tem muitas vezes de ser revistos mais tarde. 
Não se deve ser muito inflexível no envio de qualquer  mensagem em quanto Mercúrio estiver retrogrado. Nestes dias prestar atenção a este assunto.  A cada 3 meses o Mercúrio está retrogrado, é interessante ver onde ele cai no seu mapa e dar atenção redobrada nos assuntos daquela casa.

Mercúrio retrogrado está no mapa de muitos videntes.  Linguagem simbólica é melhor para esta pessoa.

Gêmeos numa casa é onde temos a tendência de vivermos saindo e nos espalhando por aí.
É a estrela    `  = «
Casa onde temos Mercúrio, a pessoa vai entrar em contato com muitas coisas.

Casa 3 mostra como funciona o sistema nervoso e a inteligência das pessoas.  Rege a aparelhagem do pensamento.

Geminiano não tem padrão definido.
O signo na 3ª casa mostra como aprendemos as primeiras lições, como se dá o primeiro movimento para fora.
Planetas e signo na casa 3 revelam nosso relacionamento ou atitude diante do pensamento.
Terceira casa mostra relacionamentos com irmãos, tios, tias, vizinhos, pai e mãe, colegas ...

Casa 4 = mãe  e casa 10 = pai


Os 12 signos na Casa 3:

^ Áries - pioneiro mental, mente impulsiva;
_ Touro - teimoso com suas idéias;
` Gêmeos - mente rápida, presença de espírito;
a Câncer - ou Lua na 3 impressionável, capta o ambiente, absorve ouvindo ao invés de escrevendo;
b Leão – o que brilha nos ambientes, tem boa opinião sobre si;
c Virgem - conta a história nos mínimos detalhes, plexo solar tenso (não deve comer quando está nervoso), problemas digestivos quando está sob tensão;
d Libra - prefere ambientes agradáveis, se incomoda onde não há paz;
e Escorpião – tem opiniões fixas, preconceitos;
f Sagitário - otimismo, bom julgamento;
g Capricórnio - mente séria pensa como mais velho;
h Aquário - intuitivo, teimoso, respiração e circulação;
i Peixes - nevoeiro emocional;


Mercúrio:
         Anjo: Rafael
         Número simples:  8 Caduceu
         Cor:  Multi-colorido
         Aroma:  Mástique
         Metal:  Mercúrio
         Pedra:  Esmeralda e Ágata
         Sacramento:  Confirmação
         Período de vida:  Passagem para a maturidade
         Anverso do Talismã:  Caduceu alado
         Reverso do Talismã: Cabeça de um cachorro
         Dia da semana:  Quarta-feira
         Neutro



Mitologia :
Gêmeos é associado a Zeto e Anfião, filhos de Zeus e Antíope.  Por um lado, Zeto era forte e enérgico, um autêntico guerreiro; Anfião, por outro lado, recebeu uma lira de presente de Hermes, e tocava como um mestre. Anfião defendia energicamente o valor da arte e da vida intelectual.
Conflitos fundamentais de Gêmeos: seus opostos inerentes.
Os gêmeos Castor e Poly deuses (Pólux em latim)  são o par associado às estrelas da constelação de Gêmeos. De um ovo nasceu Castor e Clitemnestra, prole do rei Tíndaro. Do outro ovo vieram Pólux e Helena, que eram os filhos de Zeus. A mãe era Leda.
Gêmeos é tido tradicionalmente como um signo de humor variável, tendendo a oscilar entre a alegria e a depressão.
Os opostos podem variar.  A briga pode ser entre masculino e feminino, ou entre valores intelectuais e emocionais, ou entre objetivos espirituais e materiais.  Ou pode ser entre qualidades negativas e positivas.
Hermes, entra na alquimia como Mercúrio, o ambíguo e imprevisível, o espírito de luz-sombra que orienta o opus, mas que sempre ameaça destruí-lo.
O ciúme entre irmãos, a inveja entre amigos, os conflitos com rivais - todos esses temas são encenações externas do mito de Gêmeos que, infelizmente, com muita freqüência não é entendido como a luta entre duas metades da mesma pessoa.
Mais tarde tornou-se o Mensageiro iniciado do caminho para a Casa de Hades no inferno, executando assim a função de Psicopompo, o acompanhando das almas.  Dessa forma, ele percorre os mundos de cima e de baixo, além do reino mortal que fica no meio, pois seu lugar é a fronteira, as estradas, as passagens e as encruzilhadas onde são enterrados os suicidas, os enforcados e os criminosos.
          Jung fala dos conflitos com rivais que parecem estar disseminados pelo caminho dos geminianos, podem levar a uma profunda apreciação da delicada ambigüidade da vida e do mistério do deus luz-sombra.


A terceira casa - Comunicação e expressão

Traz o arquétipo da comunicação. O sagrado desempenho de ligar as polaridades que, no signo de Áries, se tornaram positivas e no signo de Touro eram negativas.

A terceira casa é acima de tudo social, uma vez que ela é a dualidade e estabelece a dialética Sol-Lua que habita o filho homem (bem-mal, luz-sombra).

Por conter o espírito de Mercúrio, inserido no passo Beth (cabala), a Gêmeos se confere a raiz das escolas de mistério, e seu processo gregário de manutenção vibracional da fraternidade.  Daí a terceira casa constituir-se, no sentido esotérico, à espinha dorsal social, o espaço mercurial de adaptação prática do logos original em processo de adaptação e transferência à palavra original que mais tarde se torna perdida, não pela falta, mas pelo excesso, como se desprende da analise sobre a torre de babel bíblica.

Situemos a terceira casa como uma casa psíquica, de grande atuação subconsciente, portadora de teorias antigas, mas com uma necessidade de se manter em exercício de prática, na presente encarnação.

Na terceira casa a comunicação do ascendente ali se inicia outra vez.


A terceira casa traz a memória subconsciente com a memória atual, de sorte que a teoria dos complexos psicológicos encontra campo extraordinário de estudos nessa área.  Ali está o espaço onde se pode observar a existência de tensões a harmonizar, de tal sorte que seja possível estabelecer, ultrapassar, em tempo hábil, todos os obstáculos necessários à descida da energia anímica.

É uma casa de iniciação e que revela o conteúdo do passado adormecido no cromossomo e que pode ser acordado, no esforço prático do presente, ao nível da luz pineal, no futuro. (despertar do terceiro olho)

Confirme-se a casa 3 com início no grau 60 e seu fim no grau 90 da grande circunferência.  Seu elemento é o ar, e a posição do sol face ao leste ocorre entre 24h e 2h.  O indicador primário aponta a raiz da sociedade e a prova inaugural já é por demais clara, metafisicamente, pois nascer nesse horário, pressupõe a ausência da sociedade.

A sociedade presente pode não ser a objetiva, mas será, por certo, a sociedade espiritual.  Encontra-se presente o irmão mercurial, atuando ao nível de magia, como fráteres, compreendem-se no karma do nascimento pois atuam de forma decisiva para a formação egóica do ascendente.  Aquele momento ascensão é indicativo de que as raízes da sociedade irão formar e trabalhar os traumas ou não, anseios, fobias, inibições e complexos.

Os registros da psique planetária posicionam a cúspide da terceira casa como indicadora  da matriz que, na presente encarnação, impulsiona a energia a necessidade prática, uma espécie de mea culpa pela antiga vida teórica (casa 9).

Por nível da meia noite entenda-se um ciclo de 29-36 anos quando a pessoa começa a sair da escuridão emocional para a claridade racional.  A terceira casa é, pois, o momento mercurial do homem quando se utiliza de um logos próprio adequado a estrutura terrena.  A palavra inicial que se esvai lentamente na torre de babel humana.

A energia solar ( Sol) na terceira casa é sempre indicativo do agente ativo da comunicação, embora a energia, pelo karma acumulado só se expresse de maneira prática depois de decorrido período razoável de tempo. (propício para profissões de comunicação).

O tipo ativo de energia em comunicação vai refletir a natureza da cúspide e do solar.  Ex. Sol em Gêmeos: impulso a comunicação. Com a Casa 3 em escorpião: poder subconsciente e psíquico.

A Lua agiliza a comunicação, a mente se torna fértil tendendo a registrar e até mesmo a cristalizar, se houver forte presença de Saturno, os valores emocionais primários da psique.


Os maus aspectos da lua com mercúrio, Vênus, Marte ou Saturno indicam energias psíquicas ao nível da desativação.  Como a terceira casa é a região da psique que sofre o impacto da primeira sociedade, ali se registra e cristaliza a memória emocional, por ser uma casa contida nos primeiros 120 graus.  Entenda-se que ali há um passado recente onde se registram os complexos e traumas do ser humano.

A presença de Mercúrio negativo traz uma quantidade de sintomas psicopatológicos que vão da melancolia comum a neuroses e psicoses.  Vênus, Marte são menos malignos, no entanto causam transtornos que necessitam de cirurgia da alma.

Os planetas pessoais interferem na desativação da energia psíquica, propondo toda a sorte de desajustes e equilíbrios.  A terceira casa pode ser considerada uma casa de terceira dimensão, o que leva a compreender os desajustes psíquicos como desestruturações energéticas provindas do desajuste ou crise de adaptação das energias antigas com as atuais.  Por isso, os planetas pessoais na terceira merecem estudos importantes dos astroterapeutas.

Os planetas transpessoais, ao contrário, na comunicação indicam a dimensão (Júpiter), profundidade (Saturno), sabedoria (Urano) e expressividade iniciática (Netuno).

Tais planetas, por expressarem o tempo da alma passada registrada no corpo presente, atuarão apenas em seus ciclos respectivos, porém, todos juntos aproximadamente, aos 40 anos.

Plutão na terceira casa traz a compulsão com tamanha força a comunicação que jamais se dá por satisfeito e exige mesmo absoluta segurança no insumo da comunicação da mesma forma que devolverá a informação e comunicação com absoluta sabedoria e força.  Revela muitas vezes o grande terapeuta do passado, apresentando grande poder de cura e energia.

A terceira casa é a casa raiz da sociedade conjugal (casa 7) e da sociedade ideal (casa 11).  O planeta, qualquer que seja, exercerá influência sobre tais casas quando estiver na terceira.  Se os ângulos são harmônicos, a memória adquirida na encarnação ativará o casamento e suas repercussões.  Caso contrário, em que os ângulos sejam desarmônicos, a sociedade conjugal sofrerá face ao conjunto de dificuldades psíquicas e idiossincrasias registradas anteriormente.

Por ser uma casa eminentemente prática, o nódulo lunar, ali, impõe ao antigo filósofo, teórico, eremita, sábio, oculto, (casa 9) a necessidade de ajustar a sua energia a férrea autodisciplina, autoconhecimento, iniciação, de modo a trabalhar o ego junto ao self e não contra ele.  Impõe a necessidade de ser prático, a separar o abstrato do concreto, a buscar as raízes da compreensão e da comunicação em si mesmo.

Assinalamos na terceira casa o passo do arcano VI do Tarot :

                                          OS AMANTES- CARTA VI  




Acabou o 1º quadrante: individual-inferior-leste (casas 1, 2 e 3) (cardeal-Áries, fixo-Touro e  mutável-Gêmeos).

Quando existe um transito onde:
O sol está em quadratura com a lua  pode existe um conflito do pai com a mãe.
O sol em oposição com a lua pode ocorrer a percepção de que o casamento acabou.
Saturno fala como o pai ou mãe vão ser concretamente no mapa da pessoa, como a pessoa vê o pai é onde o sol estiver; Como a pessoa vê a mãe é onde a lua estiver (signo).

Quando for uma pessoa que nasceu no início de Câncer fim de Gêmeos e se quer saber se a pessoa é Câncer ou Gêmeos, deve-se olhar onde está o Mercúrio no mapa para saber realmente qual signo a pessoa é.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Namastê!